Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Certificação

Imprimir PDF

IFG expede certificado de conclusão do ensino médio com base na nota do Enem

Jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada podem requerer seu certificado de conclusão com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Federal de Goiás (IFG) é uma das instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação a fazer a certificação do Ensino Médio.

O interessado na certificação deve ter indicado o IFG (e o câmpus de sua preferência) no ato da inscrição do Enem. Para requerê-la, ele deverá comparecer na Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (Corae) do câmpus indicado, portando os documentos necessários.

É preciso apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, CPF, comprovante de endereço, com CEP, Título de Eleitor, acompanhado de comprovante de votação na última eleição ou declaração de quitação com a Justiça Eleitoral, e o boletim individual de resultado referente ao Enem, expedido pelo Inep. Também deve ser apresentado o requerimento devidamente preenchido e assinado pelo solicitante (ou representante legal, munido de procuração reconhecida em cartório); declaração individual que ateste não haver concluído o Ensino Médio e autorização individual para a utilização do resultado do Enem para emissão do certificado de conclusão do ensino médio.

Pode solicitar a Certificação do Ensino Médio com base no Enem aqueles que não tenham concluído o Ensino Médio; tenham indicado, no ato da inscrição, a pretensão de utilizar os resultados de desempenho do Enem para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio; tenham indicado, também no ato da inscrição, o IFG como Instituição Certificadora; tenham, no mínimo, 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem; tenham atingido, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento; tenham atingido, no mínimo, 500 pontos na redação e o mínimo de 450 pontos na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Prazo

A Certificação do Ensino Médio com base no Enem está regulamentada no IFG pela Resolução nº 056, de 3 de novembro de 2014. O certificado de conclusão do ensino médio com base no Enem é um documento com validade nacional, que reconhece que o participante do Enem cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares do núcleo comum do Ensino Médio. Depois de apresentada a solicitação, o IFG tem 45 de prazo para expedir o certificado.

Há também a declaração de proficiência, que é a certificação parcial que comprova que o participante atingiu a pontuação mínima necessária em uma das áreas de conhecimento avaliadas no Enem.

 

Mais informações na página da Pró-Reitoria de Ensino.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.