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Desigualdade de gênero: um estudo introdutório acerca da valoração social atribuída à diferença estabelecida entre o feminino e o masculino na cidade de Formosa

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Título do Projeto: Desigualdade de gênero: um estudo introdutório acerca da valoração social atribuída à diferença estabelecida entre o feminino e o masculino na cidade de Formosa

Orientadora: Kaithy das Chagas Oliveira

Estudantes: 

  • Ana Sara Spindola da Silva - Bolsista CNPq/IFG

Categoria: Iniciação Científica Júnior.

Objetivo: Ampliar os conhecimentos acerca da desigualdade de gênero, constituída a partir de um contexto social e histórico, de forma que seja realizado um estudo introdutório acerca da valoração socialatribuída à diferenciação estabelecida entre o feminino e o masculino na cidade de Formosa.

Resumo:

O presente projeto de pesquisa vincula-se à modalidade de Iniciação Científica voltado para estudantes dos cursos técnicos do IFG, tem como objeto fundamental a questão da desigualdade de gênero, a partir de uma reflexão que abarque a valoração social atribuída às diferenças estabelecidas entre o feminino e o masculino, que muitas vezes são compreendias como hierarquia, oposição ou complementaridade. Objetiva, portanto, ampliar os conhecimentos acerca desta temática, constituída a partir de um contexto social e histórico, de modo que seja realizado um estudo introdutório acerca da valoração social atribuída à diferenciação estabelecida entre o feminino e o masculino na cidade de Formosa. A pesquisa de cunho exploratório abarcará os aspectos quantitativos e qualitativos na coleta e análise dos dados, a partir de um aporte teórico histórico e social. Procedendo da seguinte maneira na coleta dos dados empíricos: i) seleção de três instituições de ensino superior que operam na cidade de Formosa que correspondam às categorias de Privada, Estadual e Federal; ii) os estudantes (em uma média noventa sujeitos) matriculados em cursos de áreas do conhecimento diferenciadas serão entrevistados (oralmente e por questionário escrito) quanto às concepções que os orientam em relação às questões do gênero e as possíveis desigualdades concebidas nestes discursos; iii) análises e inferências acerca das respostas obtidas, de modo a oferecer categorias de análises para além das representações mais imediatas e para tanto devem ser articulada aos estudos mais amplos dos conceitos apresentados. Espera-se dos resultados desta pesquisa uma reflexão acerca das concepções que perpassam a compreensão dos estudantes no que tange à ao tema e vivência cotidiana dos aspectos relacionados à desigualdade de gênero presente na sociedade contemporânea.